O mundo dos negócios está cada dia mais digital. As empresas encontraram na internet a possibilidade de conquistar clientes, de facilitar os processos do dia a dia, de melhorar a visibilidade de seus produtos ou serviços e ainda de reduzir a burocracia com tarefas obrigatórias.

O Certificado Digital é um grande aliado em todo esse processo de digitalização, já que ele está se tornando presente em todos os tipos e tamanhos de empresas, sendo elas públicas ou privadas. Seus benefícios aumentam a eficiência operacional, reduzem custos, oferecem comodidade e segurança ao cliente e ainda promovem sustentabilidade.

Mas você sabe exatamente o que é o certificado digital e como ele pode ajudar algumas áreas específicas? Vamos lhe contar tudo!

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é a identidade digital de uma pessoa física ou jurídica, sendo também utilizado como assinatura de documentos digitais, como contratos e notas fiscais eletrônicas. Ele pode ser utilizado em todos os ramos de atuação independente do porte da empresa e até mesmo por profissionais que atuam como MEI.

Mas você sabe quais os benefícios que o Certificado Digital pode trazer para cada área profissional? Nós preparamos um resumo para você!

Área Jurídica

e-Jurídico é a identidade digital do advogado inscrito na OAB. Com ele, é possível gerar, de qualquer lugar do mundo e com mais segurança e agilidade, assinaturas digitais com validade jurídica que garantem proteção às transações eletrônicas e a outros serviços via internet.

Com o certificado digital, é possível assinar eletronicamente petições, contratos, pareceres e procurações com validade jurídica. Você também pode acompanhar Petições eletrônicas 24h por dia, consultar os autos, receber intimações, entre outros benefícios.

Áreas da Saúde

A tecnologia pode ser uma aliada importante na área da saúde. Ela permite realizar diagnósticos mais precisos, cirurgias mais delicadas com equipamentos de ponta e até mesmo agilizar o atendimento com sistemas inteligentes. Mas as tarefas administrativas não podem ficar de fora de toda essa inovação.

e-Saúde é a identidade digital do profissional da saúde. Com ele, é possível gerar assinaturas digitais com validade jurídica que garantem proteção às transações eletrônicas e a outros serviços via internet, permitindo que assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade.

Com o e-Saúde, médicos e enfermeiros estarão seguros no mundo digital, pois a integridade das informações é garantida, eliminando chances de clonagem ou de adulteração. Poderão também assinar digitalmente prescrições médicas geradas no computador (pois elas possuem o mesmo valor legal das assinadas manualmente).

Além disso, hospitais ou clínicas que adotam o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) deverão ter prontuários ou laudos eletrônicos assinados com certificado digital válido no padrão ICP-Brasil.

Imobiliárias

A gestão de documentos é uma das principais atividades no dia a dia de uma Imobiliária, além de ser uma atividade que tem um vínculo muito forte com o universo jurídico. Colaboradores e gestores do ramo imobiliário precisam estar sempre atentos na hora de formular contratos e manusear documentos, pois é o ponto chave de confiança entre seus clientes.

Nesse sentido, o Certificado Digital é um grande aliado para o ramo imobiliário, além de garantir a confiabilidade das informações e dos procedimentos eletrônicos, oferece mais rapidez, agilidade e moderniza as transações imobiliárias na hora de realizar aquele contrato de aluguel ou de compra e venda.

Além da presteza e proteção, o Certificado Digital para imobiliárias oferece total validade jurídica e segurança, reduzindo ou até mesmo eliminando a necessidade de processos físicos, pois, ao realizar esse tipo de procedimento, o setor imobiliário passa a ter mais gestão de tempo, o modelo digital ainda possibilita a assinatura a qualquer hora e de qualquer lugar, flexibilizando bastante o processo.

Microempreendedores Individuais – MEI

Como você já deve ter percebido, os certificados digitais servem para diversas atividades. Todos os tipos são invioláveis e não podem ser fraudados.

É importante não ser deixado para trás nesse mercado competitivo. Por isso, o certificado digital é essencial para qualquer pequeno negócio. Afinal, ele evita uma tremenda burocracia, economiza bastante tempo, proporciona segurança e ainda possui um excelente custo-benefício.

Mas por que o Certificado Digital é tão importante para Microempreendedores Individuais?

Ao eliminar uma grande parte da burocracia, ele evita que seu dinheiro seja gasto com etapas que só geram dor de cabeça e que geralmente estão relacionadas ao deslocamento, ao trâmite de documentos, etc.

O Certificado Digital ainda permite que o Microempreendedor reduza seu custo com a compra de papéis e gastos com impressão, com o armazenamento de papéis no espaço físico do ambiente corporativo, entre outros benefícios.

 

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre os benefícios do Certificado Digital para algumas áreas de atuação, que tal adquirir o seu?

Se você atua em outra área de atendimento e ainda tem dúvidas de como o Certificado pode ajudar a sua empresa a crescer, entre em contato com um de nossos consultores e peça mais informações.

Torne seus negócios mais eficientes, aperfeiçoe o seu tempo e o de sua equipe, realize transações eletrônicas com segurança e rapidez, torne seu ambiente de trabalho mais sustentável e econômico. Conte conosco!